Quem sou eu

Itanhaém, São Paulo, Brazil
Cristina Bastos, formada em Pedagogia pela Universidade Metodista, com vasta experiência em Educação Infantil. Trabalhou 6 anos com comunidades carentes na região de Interlagos na favela do Rio Branco, na creche do Hospital São Luiz e aprofundou-se na área fazendo um curso voltado a crianças com necessidades especiais e desnutrição infantil. Trabalhou no CREM, uma fundação que cuida de crianças com desnutrição severa. Realizou vários trabalhos na área da saúde com famílias carentes de diversas comunidades. Pretende usar sua experiência em educação para ajudar as comunidades de Itanhaém.

Plasma Sanguíneo - O que é e para que serve?


Se você é doador de sangue saiba que o sangue que você doa é separado em três componentes: hemácias, plasma e plaquetas. Dois são utilizados, de imediato, para ajudar pessoas que precisam deles. O terceiro componente, o plasma, por ser um produto com maior validade, permanece devidamente conservado no Hemocentro, dentro do seu prazo de validade e só será liberado para uso como tratamento de pessoas depois que você voltar para doar novamente e os seus exames forem repetidos.  Esta é uma recomendação das autoridades de saúde para aumentar a segurança transfusional.
Por isso é importante voltar a doar novamente, pois assim você pode completar o seu gesto responsável e solidário de salvar vidas.    
 · Não venha doar sangue em jejum. Alimente-se, mas evite comida gordurosa. Se almoçar, espere pelo menos 3 horas para doar.

Por que doar.
O sangue é um elemento indispensável à vida. Sem o nosso sangue, seríamos incapazes de oxigenar e nutrir nosso corpo, e morreríamos. Não há nada que substitua esse nosso tecido líquido.
O sangue das pessoas saudáveis é constantemente renovado, conforme a necessidade do organismo. A perda de sangue que ocorre na doação é reposta em pouco tempo. Elas são plenamente capazes de doar, e sua atitude generosa pode salvar não apenas uma, mas três vidas. Isso porque o sangue colhido do doador é fracionado em três componentes: as plaquetas, as hemácias e o plasma, cada um com um destinatário diverso.
São muitos os casos em que é preciso recorrer ao banco de sangue: transplantes, grandes cirurgias e vítimas de acidentes precisam de transfusão. Portadores de doenças graves cujo organismo não é capaz de produzir as células sanguíneas necessárias, seja por deficiência natural, seja por tratamento que bloqueia sua produção, como a quimioterapia, também precisam de transfusões sanguíneas para sobreviver. Nesta categoria se enquadram algumas doenças do sangue, portadores de câncer diversos e de leucemia.
São tantas pessoas que precisam de sangue, que não raro algumas delas são nossas conhecidas, amigas ou parentes. Mas o banco de sangue também existe para ajudar aquelas pessoas anônimas, que não têm ninguém à sua volta que possa ajudar, ou simplesmente quando não há tempo de convocar familiares para doar sangue, o que é comum em acidentes graves, como os automobilísticos, quando a perda é muito grande.
Os doadores podem não saber o destino de seu sangue na hora da doação, na maioria das vezes, mas de uma coisa têm certeza: o que fazem é indispensável à vida.
Aqui seguem alguns pré-requisitos para a doação de sangue:
  • Estar em boas condições de saúde e descanso
  • Ter entre 18 e 65 anos
  • Pesar no mínimo 50kg
  • Estar alimentado, evitando ingerir alimentos gordurosos
  • Apresentar documento oficial de identidade com foto.

Dados retirados dos links abaixo e para mais informações.

Veja no link abaixo aonde doar, endereço dos hemocentros no estado de São Paulo.

Local para doação no litoral Paulista.

Hemonúcleo de Santos

Endereço: R. Oswaldo Cruz, 197
Bairro: Boqueirão
Cidade: Santos/SP
E-mail: 
doador-hemosantos@saude.sp.gov.br
Telefone: (13) 3202-1428

Nenhum comentário:

Postar um comentário