Quem sou eu

Itanhaém, São Paulo, Brazil
Cristina Bastos, formada em Pedagogia pela Universidade Metodista, com vasta experiência em Educação Infantil. Trabalhou 6 anos com comunidades carentes na região de Interlagos na favela do Rio Branco, na creche do Hospital São Luiz e aprofundou-se na área fazendo um curso voltado a crianças com necessidades especiais e desnutrição infantil. Trabalhou no CREM, uma fundação que cuida de crianças com desnutrição severa. Realizou vários trabalhos na área da saúde com famílias carentes de diversas comunidades. Pretende usar sua experiência em educação para ajudar as comunidades de Itanhaém.

Acne, como combater e lidar com esse problema.


EFE – dom, 6 de mai de 2012 18:31 BRT


Pontos negros, pápulas avermelhadas, nódulos e quistos são algumas das lesões características da acne. Os dermatologistas nos oferecem uma série de conselhos para combater esta doença cutânea que, ao contrário do que se possa pensar, não aflige somente os adolescentes.


Os especialistas da Academia Espanhola de Dermatologia dizem que "o problema que desencadeia a acne não é a sujeira". Por isso, não se deve ser obcecado com a higiene.
O tratamento requer constância, pois esta patologia pode se manter ativa durante meses ou inclusive anos.
Não existem remédios milagrosos nem tratamentos alternativos que superem em eficácia os comercializados pelas indústrias cosmética e farmacêutica, e os tratamentos que os dermatologistas prescrevem.
A acne afeta 80% dos adolescentes e costuma ser mais severa nos homens do que nas mulheres, diz Pedro Redondo, membro do Departamento de Dermatologia Médico-Cirúrgica e Venereológica da Clínica Universidade de Navarra (Espanha).


Alguns tipos especiais de acne podem surgir em recém-nascidos, em pessoas adultas expostas a determinados produtos industriais ou entre quem toma certos remédios. No entanto, "estas formas clínicas são menos frequentes que a acne juvenil clássica", esclarece.


A acne se manifesta através de diferentes tipos de lesões, que podem ser inflamatórias ou não inflamatórias. Segundo o especialista, um mesmo paciente pode apresentar vários tipos delas ao mesmo tempo.


Dentro das lesões não inflamatórias se incluem os cravos e espinhas. Entre as inflamatórias, no entanto, estão as pápulas avermelhadas, pústulas, nódulos e quistos. "As duas últimas são as maiores, já que podem deixar cicatrizes residuais, a sequela mais significativa da acne", explica.


“As lesões próprias desta afecção cutânea se localizam principalmente no rosto, nas costas, nos ombros e na região pré-esternal, que são as regiões seborreicas do corpo”, destaca o médico.


Limpeza diária e correta da pele
Para combater esta doença, a Academia Espanhola de Dermatologia e Venereologia (AEDV) recomenda "realizar uma limpeza diária e correta da pele". Neste sentido, os dermatologistas aconselham usar um sabão suave e secar sem friccionar.


No entanto, repetir esta operação mais de duas vezes ao dia pode ser contraproducente pois poderia causar irritação. Também é benéfico lavar o cabelo com a frequência necessária para mantê-lo limpo.


No entanto, Os especialistas da AEDV dizem que "o problema que desencadeia a acne não é a sujeira". Por isso, não se deve ser obcecado com a higiene.


O tratamento da acne requer constância já que esta patologia pode ser mantida ativa durante meses ou inclusive anos, adverte a AEDV. Em muitos casos é preciso recorrer a cremes farmacológicos antiacne. Também existe um tratamento com pastilhas, mas este é usado com menor frequência que os cremes.


"Os cremes utilizados para tratar a acne podem irritar a pele, mas este não é motivo para suspender o tratamento. O mais adequado é espaçar seu uso e aplicá-los somente a cada dois ou três dias. Assim, a pele se costuma a aprender a tolerar estes produtos”, afirma a AEDV.


Os especialistas recomendam usar cosméticos de marcas reconhecidas livres de óleos. "Não existem remédios milagrosos nem tratamentos alternativos que superem em eficácia os comercializados pelas indústrias cosmética e farmacêutica, e o dermatologista prescreve", adverte o órgão.


Por outro lado, manipular as lesões da acne é sempre uma má ideia na hora de prevenir as marcas. De fato, "ao apertar os pontos podemos transformar uma lesão que ia desaparecer em pouco tempo em outra muito mais visível e duradoura. Além disso, ao se curar deixará como sequela uma cicatriz", apontam os especialistas da AEDV.


Quando se sofre de acne torna-se necessário comparecer à consulta do especialista. Deste modo, o dermatologista poderá individualizar o tratamento em função do sexo, da idade e do tipo de acne de cada paciente.


Acne na idade adulta: previna-se!
Não são apenas as adolescentes que sofrem com a acne. Na idade adulta, os incômodos sinais também podem aparecer. Veja como prevenir ou combater esse problema
Publicado em 26/04/2012
Reportagem: Danielle Reis - Edição: MdeMulher
As causas da chamada acne adulta (a partir dos 25 anos) ainda estão sendo investigadas pela ciência, mas o stress - que inclui ansiedade, alterações de humor e preocupação - é o principal responsável. "Ele libera o hormônio cortisol, que provoca desequilíbrios no organismo e está ligado ao surgimento das espinhas", afirma a dermatologista Samira Yarak, professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (PE).

Pesquisas americanas confirmam: 70% dos casos estão associados ao stress, a distúrbios hormonais e ao uso de anabolizantes e anticoncepcionais. Os 30% restantes são relacionados à acne na adolescência, um tipo difícil de tratar. Se você vive o drama, a maior dica é: não cutuque as espinhas nunca! Os micro-organismos presentes nas unhas causam um processo inflamatório, piorando o estado da pele. Limpe o rosto três vezes ao dia com produtos antiacne, use maquiagem hipoalergênica e observe se algum alimento agrava o quadro. Confira outras formas de prevenir e combater o incômodo.
Óleo sob controle
As isoflavonas, presentes no tofu, na farinha e no grão de soja, estimulam a ação do estrógeno, hormônio que diminui a atividade das glândulas sebáceas. Já o ácido pantotênico, encontrado na semente de girassol e no salmão, ativa o metabolismo dos ácidos graxos, impedindo a hipersecreção de óleo na pele. Vitaminas do complexo B (peixes, leite, aves) também equilibram a produção de sebo.
Vilões do stress
A cafeína (café, chá mate e refrigerantes) está ligada ao stress. Os alimentos superproteicos (leite e carnes vermelhas gordas, como picanha, cupim e alcatra) elevam a produção de sebo. Os alergênicos (frutos do mar, chocolate, castanhas) são inimigos da pele.
Espinhas detonadas
Zinco (ovos e carnes vermelhas magras, tipo patinho e coxão mole) e selênio (pão integral e aveia) reduzem os radicais livres, responsáveis pela inflamação da acne. Os alimentos ricos em ômega 3 (salmão, sardinha, atum e linhaça) também têm ação anti-inflamatória.
Pele saudável
A vitamina A (cenoura, abóbora, couve) aumenta a imunidade da pele e equilibra os hormônios. As vitaminas C (laranja, goiaba, mamão) e E (semente de girassol, ovo, gérmen de trigo) evitam a formação de espinhas.
Como surge a lesão
Quando a pele produz gordura em excesso, o sebo acaba obstruindo os poros. Em contato com esse acúmulo, as bactérias do rosto liberam toxinas, que geram uma inflamação com pus e, por fim, a acne.
Livre da acne
A nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição (SP), elaborou três receitas que vão ajudá-la a passar longe do problema. Consuma ao menos duas vezes por semana para garantir o benefício:

Salada antioxidante
• Rendimento: 3 porções (130 calorias cada uma)
• Preparo: numa saladeira, misture 1 pé de alface lisa, 1/2 pepino cortado em cubos e 1/2 cenoura ralada. tempere a gosto e sirva em seguida.

Salada com grãos de soja
• Rendimento: 5 porções (120 calorias cada uma)
• Preparo: numa saladeira, junte 1 xícara (chá) de soja cozida, 1 cenoura cortada em cubos, 1/2 pimentão verde picado, 1 tomate cortado em cubos, 3 colheres (sopa) de sementes de girassol, cebolinha, salsa, sal e azeite a gosto. Mexa bem antes de servir.

Suco antioxidante
• Rendimento: 1 copo (75 calorias)
• Preparo: no liquidificador, coloque 1 laranja, 1 acerola e folhas de couve a gosto. bata bem, acrescente cubos de gelo a gosto e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário